domingo, 19 de janeiro de 2014

Para quando um Carnaval que orgulhe os caldenses?

Começou a contagem decrescente para o Carnaval (4 de Março), embora entretanto ainda se comemore o Dia dos Namorados.(14 de Fevereiro), com outras características. O Carnaval é uma festa popular que mobiliza e envolve muitas instituições e muita gente, sobretudo jovem, tendo um impacto significativo na actividade turística interna e externa, pela grande capacidade de atracção que revela. Apesar do seu carácter espontâneo e genuíno, o Carnaval é também uma manifestação das tradições e do potencial artístico e cultural de um povo.

O Carnaval das Caldas da Rainha, apesar do grande interesse popular, não tem sido um Carnaval de referência, diluindo-se no conjunto de eventos similares que ocorrem por todo o país. Nada que se compare ao do Funchal, Loulé, Estarreja, Ovar ou Torres Vedras, por exemplo. Não é, mas podia (e devia) ser, assim houvesse visão e determinação para chamar os melhores e propor-lhes um conceito coerente com a tradição e o posicionamento das Caldas da Rainha. O Carnaval caldense tem sido, na realidade, um evento feito à imagem e ao gosto do seu edil, manifestamente medíocre e grosseiro.

Com o mesmo investimento, é possível fazer muito melhor. Temos as competências necessárias, falta "apenas" a liderança adequada, exactamente a que não tem havido até agora. Será que este ano teremos novidades? Terá o município capacidade para apresentar um Carnaval com qualidade e "glamour", digno das melhores tradições caldenses? Ou continuarão a ser os mesmos apresentadores e animadores de sempre (agora a gritar pela "Nova Dinâmica"), com os mesmos artistas e "celebridades" do costume, a exaltar a xunguice da "Casa dos Segredos", seguidos por um cortejo de viaturas e foliões generosos, é certo, mas nem sempre enquadrados numa boa organização e preparação de conjunto, com boas coreografias e decorações?



Intervenção de Edgar Ximenes do MVC - VIVER O CONCELHO, Movimento Independente, no programa Pontos de Vista da Mais Oeste Rádio - 94.2, em 22 de Janeiro de 2014, sobre o próximo Carnaval das Caldas da Rainha - Edição 2014:
https://www.dropbox.com/s/qagxlry14dw0j00/Edgar%20Ximenes_Pontos%20de%20Vista_22%20Jan%202014%20%281%29.3gp


ACTUALIZAÇÃO EM 20.02.2014
É coincidência, ou a Câmara teve finalmente a humildade e a inteligência de ouvir aqueles que exigem mais competência e qualidade na gestão autárquica? O que é certo é que, depois de anos de trapalhice carnavalesca "à moda do Costa", definiu agora um conceito para o Carnaval caldense - Zé Povinho e Maria Paciência - e alterou a sua localização para uma zona mais apropriada, tendo em conta o atraso verificado na conclusão das obras da "regeneração urbana".
Falta confirmar, naturalmente, a implementação prática destas melhorias, mas já é um pequeno grande passo...



Sem comentários:

Enviar um comentário