domingo, 5 de janeiro de 2014

A pedalar para trás?

A 22 de Setembro de 2009, nasceu nas Caldas o "Rainha Bike Sharing", um projecto de partilha de bicicletas promovido pela Associação Marcar o Ritmo. Mais uma vez, a Câmara Municipal das Caldas da Rainha associou.se ao projecto, procurando aproveitá-lo politicamente, pois estava-se (adivinhem!) a poucos dias de eleições autárquicas.

Em Março de 2013, a Marcar o Ritmo anunciou que estava a procurar "proceder à renovação das bicicletas utilizadas no projecto e integrar um mecanismo de automatização no sentido de tornar mais simples a utilização deste meio de transporte" (http://rainhas-bike-sharing.blogspot.pt/). Três meses depois, anunciou que iria "passar o testemunho" a outra entidade (http://associacaomarcaroritmo.wordpress.com/), sem explicar o motivo da desistência.

Será este mais um projecto falhado, entre tantos em que esta autarquia é especialista? Pode ser que fénix renasça das cinzas, não se sabe se para viver ou morrer de novo, agora que o novo Código da Estrada promove a circulação da bicicleta, alinhando com uma tendência mundial para incentivar o uso das duas rodas (ver http://greensavers.sapo.pt/2013/10/22/sistema-de-partilha-de-bicicletas-ja-chega-a-500-cidades-mundiais-lisboa-continua-fora-da-lista/ e http://ec.europa.eu/environment/archives/cycling/cycling_pt.pdf).

O que sabemos é que, como já aqui o dissemos várias vezes, este executivo camarário que se diz da "nova dinâmica" mas, na realidade, é mais do "dá-se um jeitinho e já está", tem um conflito crónico com a competência, pois quase tudo o que faz (quando faz) é de fraca qualidade, fraco gosto, fraca adequação e fraca pontualidade.



Sem comentários:

Enviar um comentário