sábado, 1 de março de 2014

Tv Caldas: Por uma televisão local ao serviço da democracia e da cidadania caldenses

Nas Caldas da Rainha existe uma enigmática televisão local, adstrita ao Centro da Juventude. No site www.tvcaldas.com, afirma-se que:
"A Tv Caldas é uma aposta da Câmara Municipal das Caldas da Rainha em colaboração com o Centro da Juventude e surge da necessidade de criar uma plataforma web de modo a compilar vários ambientes, vários espaços culturais, interesses caldenses e outras formas de divulgação do que se produz na região. A Tv Caldas foi pensada para atingir um público cada vez maior e mais diferenciado, tendo como um dos principais objectivos a divulgação e lançamento de projectos artísticos, comerciais e de associativismo das Caldas da Rainha.
Neste âmbito pretende-se fazer, sempre que possível protocolos de forma a criar uma interligação entre a Tv Caldas e a cidade. Pretende-se com este projecto que cada vez mais, os utilizadores da internet conheçam o que se passa na nossa cidade e que esta divulgação seja feita de uma forma cada vez mais eficaz e chegando dia-a-dia mais longe. Deverá, com este, ser possível aproveitar alguns dos programas de apoio concedidos pelo município a nível artístico e cultural, tal como, o programa de apoio que irá ser criado para ser exibido no espaço “séries” divulgando-os duma forma mais alargada.
O projecto Tv Caldas tem como principais propósitos:
 - Divulgação da actividade artístico-cultural das Caldas da Rainha, tal como, fomentar o comércio, associativismo e tradição local;
 - Fazer parcerias com comerciantes, associações e outras entidades locais de forma a divulgar os seus produtos e (ou) eventos, criando um espaço inteiramente dedicado a eles;
 - Criar um meio de difusão eficaz e dinâmico recorrendo às novas tecnologias (Web) para que seja possível que este abranja o maior número possível de público."


Pouco se sabe sobre esta misteriosa televisão, para além das intenções divulgadas no respectivo site. O banner publicado na página de entrada do Portal da autarquia, não tem link para aquele site, ficando-se pelo logótipo da Tv Caldas. A referência à "cidade online" não passa de uma nota humorística da já famosa (pelas piores razões) "Nova Dinâmica". Bem gostaríamos que a cidade - e o concelho - estivesse realmente online, mas basta ir ao Portal da Câmara Municipal para vermos como está desactualizado e é omisso em muita informação que devia estar na Internet.
A bem da transparência, várias questões relevantes se colocam sobre a Tv Caldas:
  1. Quanto foi já investido neste projecto?
  2. Qual o seu orçamento anual e quem o aprova?
  3. Quem nomeou o seu responsável e com que base?
  4. Quais os critérios de selecção dos seus colaboradores?
  5. Qual o seu plano estratégico e operacional, e quem o aprova?
  6. Que retorno e benefícios proporcionou esta televisão ao município, tanto interna como externamente?
  7. Como se integra este projecto na estratégia global de comunicação da autarquia e do município?
  8. Como se integra este projecto na estratégia geral da autarquia para o Turismo e demais políticas sectoriais?

Entrando na página da Tv Caldas na Internet, constatamos que ela não é actualizada desde as vésperas das eleições autárquicas de Setembro de 2013, o que permite várias interpretações:
  • Os responsáveis por esta televisão são incompetentes?
  • Este projecto está a ser reestruturado de acordo com um plano aprovado pela autarquia?
  • O "novelho" executivo camarário deixou cair este projecto por algum motivo justificado?
  • Este projecto serve apenas para promover o poder e ajudá-lo a ganhar eleições?
Tanto quanto se sabe, nada foi comunicado aos membros da Assembleia Municipal, os quais parecem estar alheados deste instrumento estratégico de comunicação municipal.


Considero, neste contexto, ser essencial e prioritário que os deputados municipais
  1. Sejam informados sobre esta televisão local, a qual deve estar ao serviço do município das Caldas da Rainha;
  2. Chamem a si o controlo deste instrumento estratégico de comunicação do município;
  3. Aprovem a transmissão directa online das sessões da Assembleia Municipal, bem como da sessão pública do executivo camarário;
  4. Agendem um debate sobre o modelo e a estratégia de comunicação autárquica e municipal, incluindo os seus recursos humanos, materiais e financeiros.


1 comentário: