segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Como decorre a Regeneração Urbana?

Arrancaram em 2012 as obras de Regeneração Urbana nas Caldas da Rainha, cujo programa de acção foi apelidado de “Caldas, Comércio e Cidade”. O prazo de execução previsto foi de 36 meses e o financiamento total de 10.467.158,82 €, com uma comparticipação comunitária (FEDER) de 7.647.583,98€, aprovada no ano de 2009.

Os objectivos definidos foram, entre outros:- Promoção das relações espaciais e melhoria das condições de mobilidade;
- Criação e valorização de espaços públicos;
- Reabilitação do parque edificado com valorização de elementos notáveis;
- Criação de âncoras funcionais.

Aos quais corresponderiam as seguintes acções específicas:
- Fomentar a atractividade do Centro Urbano;
- Recentrar a Cidade das Caldas da Rainha na região;
- Inovar na qualificação dos espaços de excelência através do envolvimento e da participação dos Caldenses;
- Promover a coesão e a inclusão sociais, a igualdade de género e de oportunidades;
- Reforçar a competitividade, o empreendedorismo e a inovação;
- Fortalecer a identidade cultural e a criatividade;
- Promover a mobilidade sustentável;
- Introduzir novas dinâmicas de cooperação e desenvolvimento;

Pretendia.-se, assim, que o centro urbano das Caldas da Rainha fosse:
- Um espaço sustentável e bem ordenado;
- Um espaço com uma economia competitiva, integrada e aberta;
- Um espaço equitativo em termos de desenvolvimento, coeso e criador de bem-estar;
- Um espaço que proporcione uma sociedade criativa, com sentido de cidadania.


Para tal, a autarquia caldense elegeu parceiros "efectivos" e "de conforto", entre os quais a ACCCRO e a Associação QUALIFICA, com os seguintes compromissos:

Associação Comercial dos Concelhos das Caldas da Rainha e Óbidos (ACCCRO)- Execução de uma rede de Quiosques Multimédia;
- Implementação do “Guia Mobile das Cidades”.
Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Regionais (QUALIFICA)-  Diversificação da oferta de produtos de qualidade;- Estabelecer uma rede de parcerias entre os diversos produtores agrícolas e agro-alimentares com os canais de comercialização de proximidade e longínquos;- Elaborar os critérios que permitam o uso da marca colectiva de associação que distinga os produtos, as produções, os produtores e os comerciantes;Estabelecer as bases gerais para a organização e/ou participação em acções de demonstração e de educação do consumidor;Estabelecer as bases gerais para a comprovação da segurança alimentar;Estabelecer as bases gerais e metodológicas para a realização de acções de comunicação;Organizar a base de dados dos produtos, das produções e dos produtores tradicionais locais qualificados;Garantir, como produtos finais, ainda a certificação dos produtos regionais.



Como decorre a implementação do programa “Caldas, Comércio e Cidade”? Vai sendo tempo de a autarquia caldense e os seus parceiros prestarem contas da execução deste programa.

ACTUALIZAÇÃO EM 11.11.2013
Foi esta noite anunciado na Assembleia Municipal que será dado um esclarecimento público sobre as obras da Regeneração Urbana, no próximo dia 28 de Novembro.
Espera-se que seja um verdadeiro esclarecimento aprofundado e não apenas meras informações selectivas e superficiais para fazer de conta.

ACTUALIZAÇÃO EM 13.11.2013
O link para o projecto da Praça 25 de Abril + Estacionamento está inactivo há algum tempo. Agradece-se a sua reactivação...

http://www.cm-caldas-rainha.pt/portal/page/portal/PORTAL_MCR/ACTIVIDADE_MUNICIPAL/PLANEAMENTO_URBANISMO/REGENERACAO_URBANA/EIXO_SERVICOS


Sem comentários:

Enviar um comentário