segunda-feira, 8 de setembro de 2014

137. Jornalismo de investigação

A nível regional, Caldas da Rainha conta com dois bons Jornais e uma boa Rádio.
A Rádio tem uma boa selecção musical e alguns bons programas, realizados por bons profissionais. Podem melhorar? Claro que sim, mesmo enfrentando o problema da escassez de meios que hoje afecta a generalidade dos órgãos de comunicação social. Nem sempre as prioridades são bem definidas e falta maior envolvimento dos cidadãos-ouvintes.
Quanto aos Jornais, ambos fazem uma boa cobertura informativa - mas não analítica e aprofundada - do que vai acontecendo pelo concelho e pelos municípios limítrofes, seguindo linhas editoriais diferentes, nem sempre isentas de polémica, designadamente no que se refere à desejável isenção e equidade política e social.
Há, no entanto, um domínio onde pouco se faz e muito deveria ser feito: o designado JORNALISMO DE INVESTIGAÇÃO. Num município onde a transparência é tudo menos exemplar e se nota alguma reverência ao poder, muita falta faz o trabalho de investigação jornalística que ponha a nu aquilo que alguns parecem querer esconder. A bem da verdade, da justiça social e do desenvolvimento de Caldas da Rainha.
Pode haver quem não goste e, eventualmente, tente interferir ou retaliar? Se isso acontecesse, seria muito grave e intolerável. Mas há dois valores que são respeitados, até ao limite, por quem escolheu ter a responsabilidade de ser proprietário ou trabalhar em comunicação social: PROFISSIONALISMO e CORAGEM. Que não faltem estas qualidades a quem possa fazer bom jornalismo de investigação na nossa terra. Os caldenses agradecem.



Sem comentários:

Enviar um comentário