sexta-feira, 16 de outubro de 2015

187. Rota Bordaliana, para que cidade?

É inaugurada amanhã a tão prometida e esperada Rota Bordaliana, uma ideia excelente que só merece um aplauso e uma saudação calorosa a todos os que contribuíram para a sua concretização. Em vários pontos da cidade de Caldas da Rainha serão colocadas peças de cerâmica figurativa criadas ou inspiradas por Rafael Bordalo Pinheiro, devidamente protegidas por caixas de vidro.


Trata-se de uma justa homenagem à grande figura que foi Bordalo, também ele um ilustre caricaturista, crítico e cenógrafo. Esta homenagem visa também potenciar a capacidade de atracção turística de Caldas da Rainha, ao mesmo tempo que reforça o orgulho identitário e cultural do povo caldense.


Existe, contudo, um senão: o mau estado crónico em que a cidade se encontra e a deficiente manutenção do espaço público por parte da autarquia. Teremos, assim, peças novas e glamorosas num espaço degradado e pessimamente conservado, o que produzirá um contraste difícil de contornar.


Estou em crer que, a partir de amanhã, os cidadãos caldenses se tornarão mais críticos do executivo camarário, tolerando menos o imobilismo e o mau gosto com que este costuma brindar o município e os munícipes. Porque a Rota Bordaliana e as peças de Bordalo são incompatíveis com uma cidade desleixada e maltratada.



Sem comentários:

Enviar um comentário