segunda-feira, 18 de agosto de 2014

129. Caldas da Rainha: É possível fazer melhor! (1)

Amar a cidade (e o concelho) é apreciar o que ela tem de bom, mas também avaliar o que não está bem ou poderia (e deveria) estar melhor. Quando se fazem reparos e apontam defeitos, não se está a procurar diminuir o valor das coisas ou das pessoas, mas sim a procurar melhorá-las e valorizá-las. Quem nos dera que tudo estivesse, não perfeito (porque isso não existe), mas bem ou muito bem, dentro daquilo que é desejável e sabemos ser possível.
Caldas da Rainha é uma cidade (e um concelho) com reconhecidos pergaminhos, com vocação turística nacional e internacional, e onde se tem, ou se quer ter, orgulho em viver. Estas características, colocam exigências à cidade que são incompatíveis com uma abordagem mais desleixada e incompetente, estando todos os cidadãos caldenses convocados para zelar pela sua cidade e exigir aquilo que deve ser exigido a quem tem a responsabilidade por a manter bela e cuidada.

Exemplo 1
Porque é que o Café Populos (o único dentro do Parque) está fechado em pleno mês de Agosto, período em que o Parque D. Carlos I recebe mais visitantes?

Rectificação: Hoje o café está aberto e esclareceram-me que ontem estava fechado por ser 2ª Feira e não por fechar no mês de Agosto. É bom, mas devem afixar de forma bem visível essa informação, para que todos os clientes o saibam. E, se puderem organizar de outro modo (como, aliás, a maioria dos cafés, mesmo que não tenha serviço de refeições), seria útil que abrisse todos os dias no período do Verão.




Exemplo 2
Porque é que estes andaimes estão aqui abandonados há várias semanas, afeando uma das mais bonitas estações ferroviárias do país?



Exemplo 3
Porque é que não conceberam um projecto mais interessante para a Av. da Independência Nacional, em vez de um inapropriado parque infantil, em que a perspectiva de Norte esbarra no mamarracho que se vê na foto e a de Sul em contentores de lixo sempre sujos, onde não existe um escorrega para crianças e alguns equipamentos (p.e. de escalada) são extremamente perigosos?



Sem comentários:

Enviar um comentário